Lavador de Gases – Venturi

Características:

Dentre as diversas alternativas existentes no mercado para o tratamento de gases contaminados, o que possui maior eficiência na remoção de partículas de diâmetro na faixa respirável é o Lavador Venturi.

A garganta Venturi é uma redução entre a seção convergente e a divergente. O fluxo de ar que passa por essa garganta é forçado a fluir com alta velocidade, alcançando valores entre 50 e 90 m/s ou maiores. Após alcançar a velocidade máxima, o gás sofre uma desaceleração na seção divergente. Na Figura abaixo está apresentado um esquema de um lavador Venturi.

Vantagens:

  • Não apresentam restrição quanto à temperatura e umidade dos gases
  • Podem ser utilizados para partículas e gases ao mesmo tempo
  • Podem controlar partículas adesivas
  • Podem conseguir alta eficiência de coleta, quando o poluente for material particulado com granulometria alta e/ou gases altamente solúveis em agua.

Aplicação:

O Lavador Venturi geralmente é utilizado como um equipamento auxiliar, instalado antes do lavador de gases tipo torre de enchimento, para reduzir a concentração de material particulado. Pode ser aplicado em sistemas para Controle de Poluição de Caldeiras, Fornos, e outros processos que gerem altas concentrações de material particulado.

São equipamentos apropriados, especialmente, para aplicações onde a eficiência de coleta exigida seja superior a 90% para partículas de 1µ ou maiores. Eles apresentam uma seção gradualmente convergente e uma seção divergente.